quinta-feira, 21 de junho de 2012

Para te ver é simples, fecho os olhos...

Por várias vezes discuti questões relacionadas ao desapego sobre as coisas. Porém, pouco falei sobre as coisas que tem história, que trazem memórias ou representam pessoas, na maioria das vezes queridas, as quais nos faltam.  Desses objetos, eu não quero jamais me desapegar. Posso, no máximo, me separar fisicamente deles, mas sem nunca esquece-los.


É assim que será com a casa em que eu cresci no Santo Antônio e que está indo ao chão e também com a casa do Retiro, a casa dos meus pais, aquela onde ocorreram os nossos encontros das ultimas décadas, e que em breve não será mais nossa. Vou me separar dessas casas, mas jamais desapegar delas em minhas recordações.


Hoje comecei a lidar com a separação dos objetos que recheavam tais casas. Objetos com histórias deliciosas, representantes de pedaços da infância, da juventude, dos desejos da mãe, dos ciúmes entre irmãs, do desapego do pai, do acolhimento aos demais;  enfim...dos encontros e do amor entre todos nós. A mesa de refeições da minha grande família, será uma das quais eu sentirei mais saudades. Ainda que este objeto ficasse comigo, arranjado na minha sala de jantar, sentiria falta dele lá naquele seu lugar de encontro de uma grande família. Em volta dela, nunca mais será possível me emocionar com o poema de Heine, que era dito pelo meu pai para a minha mãe, nos eventos de família, em alto e bom tom:
Olha Maria
daqui eu vejo o campo verdejante
que se estende ondulado.
E mais adiante vejo do céu
a abóbada sombria.
Da janela se avista a praia rasa
onde o mar brada entre escolios.


Mas d'onde é que me vês da tua casa?


Para te ver é simples,
fecho os olhos.


Por ali, ele recitava vários outros e cantava muitas canções bonitas, que nem um pássaro. Nunca mais! É a vida, dura vida...

Afogada por fortes recordações e por imensas saudades, fui respirar no jardim da casa de Retiro. Ali, colhi morangos silvestres para preparar uma geléia com pimenta rosa; rosinhas de Santa Rita e anturinhos para montar meus arranjos florais. Vejam só que mimosos eles ficaram!



Pedacinhos do Retiro em minha casa.

É como diz Heine "para te ver é simples, fecho os olhos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...