quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Prazo de validade e o desapego

O caderno Equlíbrio, da Folha de ontem, dia 04/01/2011, veio do meu número exato, em dois artigos, Lixo de Estimação( http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/854699-juntar-bugiganga-demais-pode-ser-sintoma-de-toc-ou-depressao.shtml) e Maquiagem Datada (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/854959-maquiagem-tem-vida-curta-saiba-como-conserva-la-ate-fim-da-validade.shtml).  Eles tem tudo a ver um  com o outro e com o minha intenção de exercitar o desapego.

Como já comentei em outros post, eu sou a rainha do guarda tudo, para oportunamente (oportunidade que nunca chega) achar um destino, reaproveitar, reutilizar re..re..re... alguma coisa. Já consegui me livrar de alguns sapatos e roupas pessoais que eram velhas, embora aquelas que eu não uso, mas que são boas, continuam lá dentro do meu armário. Dispensei os eletrodomésticos quebrados, os potes sem tampa, as tampas sem pote, vasilhas sem alça, louças quebradas ( só as que eu não consigo colar), eletro e eletrônicos ultrapassados, móveis capengas ( só os de madeira ruim) e etc. 

Mas não consigo me desapegar das roupas de tecidos bonitos e dos sapatos de qualidade, que eu não uso mais, porque não me servem ou porque o meu estilo mudou. Guardo todos os vidros vazios de perfumes, azeites e geleias, todas as sacolas e caixas de papel, todas as fitas de presente, retalhos de tecidos, moveis inúteis, mas de boa madeira e mais um tantão de coisas. Vou confessar, até as portas que eu troquei na reforma do meu ap, eu guardei, pois eram de madeira maciça. Um dia alguém pode precisar, afinal!!! Ou seja, além de detestar produzir lixo, sofro em dar por falecidos os objetos que foram gerados com esforço, gasto de energia e degradação da natureza, enfim...

Não me conformo com a rapidez com que as coisas se tornam inúteis e despreziveis. Então, vivo tentando doar e/ou trocar as tralhas de lugar, em busca de outros destinos, para aqueles objetos que já estão mortos para mim. Ontem mesmo, separei vários vestidos "de marca", que não me servem, para doar para a minha irmã e minha afilhada, incluindo um vestido de crepe de seda pura da Yes Brazil e outro de alcinhas com strass da Patachou. Aí que dó!!!

Dentre os conselhos da reportagem, cuja maioria eu já adoto, tem o de jogar no lixo cosméticos com validade vencida. Concordo em parte. Aí vem o link com a outra reportagem do mesmo caderno, sobre a validade das maquiagens. Achei-a mega conservadora . De início, me senti uma maluca, que sai comprando maquiagens a torto e a direito em quantidades que dariam para ser usadas todos os dias e por toda a vida...

Como pode um rimel e um delineador durarem 3 meses, uma base e uma sombra cremosas, durarem 6 meses; uma sombra, um blush e um perfume durarem 2 anos??? Ah neiiiim, assim não dá!!! Preciso de um muito, que é muito caro e dura muito pouco!!! nem pensar... Isto é a industria que quer nos fazer consumir mais, lixando os produtos mais cedo, imaginei.

Fiquei revoltada e decidi usar tudo, normalmente, mesmo que vencido. Porém, já com a pulga atrás da orelha, fui verificar a validade de tudo o que eu tenho. Interessante ( e bom, em vários sentido) foi descobrir que apenas os produtos brasileiros tem a data de validade, que é de 3 anos para quase tudo ( sombra, bases, cremes e etc). Nós brasileiros realmente somos sérios nos regulamentos. Vai daí, que decidi dispensar todos os meus Natura, Boticário e Contem 1 grama, vencidos, mesmo porque estão uns bagaços ( tinha até de 2002).

Os meus produtos Dior, YSL,Chanel, Mac, Ilamasqua, Benefit, e todos os meus perfumes franceses, não apresentam datas de validade. Eu procurei nas embalagens, nas caixas e nas orientações, com lupa e nada.
 Ha,ha,ha,ha, ha, que alívio!!! Então, a sua validade vencerá, quando ficarem feios ou me incomodarem. Se isto não  acontecer, serão eternos... Oba...

Vale a pena ler a reportagem, principalmente como orientação para cuidar bem dos produtos. São muitas dicas, mas destaco aqui:
  1. Se tiver conjuntivite, jogue fora o rimel e corte as pontas dos lápis de olho;
  2. Lave a escovinha do bom rimel, quando ele terminar, e use em outros mais baratos ( o que encarece os bons produtos são as boas escovas);
  3. Se tiver herpes,corte um pedaço do batom
  4. Evite usar pinceis e esponjas em espinhas. Nelas, use um cotonete, para aplicar o make e jogue fora
  5. Lave as esponjas e os pincéis, pelo menos uma vez por mes. Eu lavo os meus pincéis com shampoo neutro, enxaguo bem e deixo secar naturalmente, deitados em uma toalha;
  6. Coloque uma separação ( lenço de papel) entre a esponja e o pó;
  7. Evite  guardar em lugares quentes, com luz e/ou umidade. Eu guardo todas as minhas maquiagens dentro de uma gaveta, FORA do banheiro;
  8. Prefira comprar produtos pequenos, que duram menos. Aí, não dá aquela dor no coração de ver coisas, que eram tão bonitas, ficarem tão esbagaçadas... 

2 comentários:

  1. Ei Cláudia !
    Tenho acompanhado seu blog e estou achando ótimo. Ainda não tinha me manifestado por falta de um tempo maior para me inscrever nesta "sua turma ". Tenho dificuldades com estas máquinas e se não fosse um Cláudio que tenho em casa...

    Copiei receita que deu certo...um barato...
    E com relação as tais bugigangas e umas nem tão bugigangas tenho uma proposta : que tal anunciá-las e fazer trocas ?!? Exemplo, estou a fim de um pilão simpático na cozinha pra socar coisinhas e tenho para disponibilizar uma panela de ferro boa...
    Acho que a maior parte das coisas que queremos passar pra frente são de fato meio ordinárias , como uns presentinhos medonhos que não servem nem para pescaria de festa junina, mas tem umas que merecem maior consideração, diria mesmo que precisam de um dono certo. As mais bacaninhas podem aparecer na lista com foto. É só uma brincadeira pra desfazer um pouco a angústia de viver no meio desta loucura.
    Um grande abraço e continue animadíssima que isto contagia.

    Branca

    ResponderExcluir
  2. Oi Branca,
    Já nos comunicamos por email. Mas já decidi, de imediato, abrir uma categoria de posts do tipo "escambo" ou "troca troca", este último título é mais engraçado, não? Vamos ver se funciona. Mas para começar, terei que desapegar de alguma coisa e me abrir para receber outra... Vou conseguir. Me aguarde... abraços. Cláudia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...