segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Sempre cabe mais um: Arranjos de mesa

Sinto saudades da mesa de refeições da casa dos meus pais. O centenário móvel, fabricado por meu avô paterno, em maciço jacarandá negro, comporta de 10 a 12 pessoas e é lindissimo. Embora negra, imensa e maciça, apresenta um desenho delicado, suave e em forma ovalada. Já mencionei em outros posts algo sobre as artes do meu avô por aqui. Porém esclareço um pouco mais, meu avô Pedro veio da Itália para o Brasil aos 30 anos, se estabeleceu como um comerciante de madeiras e um artista da marcenaria nos idos de 1800 e tanto. Foi um dos pioneiros na construção de BH. Por exemplo, o corrimão daquela bela escada espiralada do Palácio da Liberdade, foi produzido por ele. Muito legal!!!

Então, além de ter crescido cercada de orgulho por este homem tão especial, seus belíssimos móveis convivem comigo, desde que eu nasci até hoje.

A minha falta de tal mesa se fez presente nestes últimos dias, posto que a minha família  aumentou muito nestes tempos de festas. Ou seja, as refeições familiares em minha casa tem acontecido num maior aperto. Na minha mesa de 6 lugares, tenho de acomodar 10 comensais. Uso o meu móvel de louças para dispor os preparados frios, posto que os quentes com vapor podem estragar o lindo óleo da amiga Liliane Dardot ( abaixo) com cuidado para não ele não se expor ao vapor . No fundo eu me divirto com tal produção, mas gostaria de receber todos os meus com mais conforto.


Neste contexto de família grande, festeira e comilona é difícil pensar e viabilizar uma decoração de mesa, uma vez que nela muitos se acomodam cedo, no momento dos tira gostos e só se levantam após a última garrafa de cerveja. Vez por outra disponho sobre ela arranjos de flores e de frutas, mas confesso, eles duram somente até a primeira parte da maratona a dos petiscos. Obviamente que em dia festas grandes, produzo uma mesa com as minhas preparações culinárias dispostas em minhas louças e poucas pratas antigas, enfeito com heras e flores sobre uma toalha de mesa de linho e voi la. Ela fica semelhante a da imagem abaixo.


Penso que as ceias e almoços de natal  e reveillon merecem uma decoração mais caprichada. Então mostro abaixo uma seleção de fotos que fiz na internet, para me servirem de inspiração.

Uma alternativa bem legal é enfeitar com flores comestíveis frescas (brócolis, couve flor, alcachofras, figos), como abaixo.


Outra, é açucarar as flores comestíveis coloridas ( violeta, capuchina. rosas, amor perfeito) e as frutas frescas, como abaixo.



Esse processo é super fácil de fazer. Bastar pincelar as frutas e flores com clara de ovo e a seguir, passa-las por açúcar (eu prefiro o cristal). Após duas horas, elas estarão perfeitas, com este jeitinho orvalhado e meio que cristalizado e podem ser usadas sobre as mesas e com decoração de travessas.

Aproveitar a ocasião para usar minha coleção de pratos antigos também é bem legal. Gosto de usa-los todos misturados, em tons complementares e com arranjos de flores desses mesmos tons, como abaixo.


E se eu tiver um ataque de modernidade posso me inspirar na idéia abaixo.


Agora, para ser muito chique mesmo posso me inspirar no video Marie Claire Maison. Importante nessas inspirações são os arranjos de flores e frutas montados baixos, para não atrapalhar o convívio dos comensais. Não há nada pior do que ter de ficar empurrando para lá e para cá um enfeite, que ainda que ele esteja lindo, tampa os rostos dos nossos companheiros de mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...