terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dias de festa: churrascão básico

Meu último fim de semana foi sensacional. No sábado, ofereci um almoço para as minhas amigas cozinheiras, de cujo grupo passou a fazer um amigo, também cozinheiro. Somos agora as "quatro azes e um coringa".... Servi dentre outros petiscos, a deliciosa farofa americana e a tradicional conserva de abobrinha (consultando as minhas bases, dei um "up" nessa receita, vale conferir) e, como prato principal, a pedido de uma das amigas, o cozido de bacalhau (foto da Ju, abaixo), cuja receita eu também aprimorei. Tudo delicioso.


No domingo, dia dos pais, fizemos um churrascão básico e saboroso aqui em casa: pão de queijo, linguiça de lombo, picanha com sal grosso, asinhas de frango ao curry, vinagrete, arroz e farofa. Em termos culinários, não sou muito fã do churrasco. Portanto, delego a terceiros a sua feitura, que dessa vez foi o meu genro. Por outro lado eu confesso que adoro ficar na churrasqueira lambiscando e me divertindo com os convivas. Vejam que lugar agradável.


Preparei apenas o vinagrete ( com bastante azeite e hortelã, além do básico) e o tempero da asinha de frango: raspas de laranja e seu suco, sal, pimenta do reino, mostarda, curry e páprica.


Hoje também é dia de festa. Meu pai faria 92 anos. Mesmo na sua ausência física, ele sempre se faz mais presente ainda neste dia Eu trago comigo deliciosas recordações das comemorações que fazíamos, pois era um dos melhores dias de festa em nossa casa. Eu até hoje gosto de celebrar neste dia a alegria da sua companhia em minha vida. Ele sempre me ensinou a festejar a vida e o amor.

Como eu não tenho qualquer gravação do meu pai interpretando seu repertório de belas canções em tais festas, compartilho abaixo um das suas canções preferidas dele, A Deusa da Minha Rua, de Antônio Farah e Newton Teixeira, na linda interpretação de Geraldo Maia e Yamandu Costa.

Escutar a intepretação do Bizzottão mataria mais a minha saudade. Mas esta aí está de bom tamanho para prestar a minha homenagem a ele, às minhas irmãs e aos nossos amigos.

2 comentários:

  1. nunca me achei p/ comentar seu blog que, como vc bem sabe, é esperado na caixa de entrada do meu e-mail!
    Ah, o PAI... EM NOME DO PAI, POR PARTE DE PAI, existimos, não Cláudia Bizzotto? Qto ao seu, não tenho dúvida da reverberação de sua herança: ressalto o savoir-faire de todas vcs, a consagração do simples, o brinde demarcado na mesa posta. AO BIZZOTTÃO, glórias! Rita Lessa

    ResponderExcluir
  2. Querida Rita, conseguiiiiii comentar! que bom. Obrigada querida e bjão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...