segunda-feira, 30 de julho de 2012

Volta ás férias: lagosta grelhada livre

Às vésperas de sair de férias, meu freezer continuava repleto de frutos do mar, congelados trazidos de Itacaré. Ai que aflição! Estava eu indo para o litoral de novo e ainda não havia consumido tudo que trouxe de lá. Vai daí que decidi fazer nos fins de semana anteriores à partida para a praia. delícias com cara de litoral, abusando daquilo que ainda restara.

Num deles, preparei toda aa lagosta congelada que eu ainda tinha. Decidi fazer ao estilo da Sandra, dona do restaurante Samburá de Cumuruxatiba, nos idos dos anos 90. Nossa! quantos anos seguidos,  passei o verão em família e entre amigos por ali??? Quis me lembrar disso.

Para 6 a 8 pessoas eu usei 6 caldas de lagosta cruas, cortadas ao meio, e temperadas com um tantico de sal grosso. Dispus as caudas sobre uma grelha giga quente, com a sua casca virada para cima e esperei dourar ( uns 5 minutos). Virei a casca a grelha até ficar rosada ( outros 5 minutos). Retirei da grelha, coloquei-as numa travessa refratária com a carne virada para cima sobre a qual, joguei uma colherzinha de manteiga misturada com um pouco de sal, pimenta do reino, raspas e suco de limão siciliano e tomilho. Deixei no forno quente por 10 minutos e servi com arroz e batatas cozidas. Vejam só a delícia.

Considero que e a lagosta grelhada do Samburá foi a melhor que eu já provei nesta vida. Ao longo dos inúmeros verões que eu passei por lá com muitos amigos queridos, era o meu prato preferido e naquela época ainda não estava regulamentado o Defeso da Lagosta.


Hoje, em pleno mes de julho, pode-se se esbaldar com as lagostas frescas. E eu de férias aqui na Bahia vou me esbaldar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...