segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Caixas de histórias

Como organizar as histórias de tanta vida em tão poucas caixas? Estas são tantas! Decidi começar pela exclusão dos objetos sem história, os superfluos. Ao dar início a execução do meu plano, desanimei, deitei na cama e desisti. Não existia em mim a coragem necessária para desvincular o superfluo do principal, posto que teria de reviver o principal.

Meu plano B, foi encaixotar tudo, usando a lógica de desocupar os espaços largados e acondicionar nos novos. Claro que não ia dar certo. Afinal, a casa deixada é bem maior do que apartamento escolhido. Então, à medida que as caixas iam sendo preenchidas, eu tentava exercitar o desapego sobre os itens detonados e sobre aqueles que eu não me lembrava mais o motivo de ainda estarem guardados comigo.

Porém, não se tratavam somente das minhas histórias e nem tampouco de apenas um lar. A grande maioria dos objetos são das histórias da família, todos compartilhados por todos, por algum tempo, às vezes separados por algumas situações, mas agora sendo ajuntados outra vez. Ao longo de tantos anos, acumulamos na casa, na casinha ou no apartamento do filho, muitos objetos com histórias . Vai dai que os livros e os discos, por exemplo, vieram todos para o novo lar.

A maior dificuldade foi encaixotar as coisas da casinha da filha mais velha, ela que se torna cada vez mais presente na sua imensa ausência. Cada brinco, colar, batom, vestido, taça, peça de figurino, disco, livro, agasalho, meia, dentre tantos outros itens guardava momentos para recordar e penar. Não me foi possível concluir tal função, até hoje.

Mediante a tamanha impotência e no sentido de dar um bom destino a itens tão "preciosos", a minha caçula propôs partilhar os mesmos com as amigas da irmã. Melhor idéia não haveria de ter. No último sábado promovemos o "Lembranças da Ciça" na casinha dela. Arrumamos os objetos "cara da Ciça" no armário e sobre a mesa e convidamos as amigas para escolher as suas lembrancinhas. Optamos por um horário matutino, bem distante do difícil entardecer da casa. As amigas foram chegando ao longo do dia, com delícias para um lanche. Uma delas nos levou as deliciosas coxinhas de galinha, que a Ciça tanto adorava. Foi um encontro bom, triste, recordamos de histórias e de vários momentos compartilhados com ela e expressos naqueles objetos. Choramos um pouco, juntas ou separadas no jardim, elaboramos um pouco a falta. Ali, chorando sob a chuva me lembrei de "Chove lá fora"do Tito Madi, canção que eu adoro, aqui interpretada por Caetano e Leo Gandelman.
Uma das amigas nos escreveu assim: "Ela ali presente em cada caso que foi contado, em cada detalhe, um tercinho que virou colar, um esmalte chamado vanguarda, uma bolsa de brechó em forma de maleta... Um batom usado até o fim, ultra vermelho e gasto, de tantos beijos e sorrisos, e os espelhinhos flutuando pelo espaço, pendurados e espalhando luz nos quatro cantos da sua casinha..."

Recordar, por agora, é viver...

5 comentários:

  1. Quanta coragem... e que linda maneira de fazer a Ciça ainda mais presente na vida de quem a ama.
    um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Claudia, que gesto corajoso e ao mesmo tempo um ATO mesmo! decidir, escolher...quanta dor necessária para uma perda! Acho que em alguns momentos posso tentar imaginar sua dor, mas confesso que não é fácil! Porém um ato de amor, de algo mais , de coragem! estamos juntas! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vocês estão encontrando soluções lindas, Cláudia. Michèle Petit diz que em cenários de adversidade, os livros podem preencher o vazio e ajudar o sujeito a se harmonizarem consigo mesmos e com o mundo. Assim como acontece com a leitura de livros, acredito que a escrita também tenha esse poder. Que bom que você escreve e que bom que compartilha esses textos maravilhosos com a gente. Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Que linda mensagem de amor! Uma verdadeira lição de vida!

    ResponderExcluir
  5. Recomendo colocar a música pra tocar antes de ler! Texto com clima de chuva, música com clima de chuva! Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...