sexta-feira, 18 de maio de 2012

Reforma da cozinha: provoletera uruguaia

Há tempos sonho em reformar a minha cozinha.

Minha casa foi construída no final da década de 80 e já trazia em seu projeto original, alguma inovação. Enquanto todas as cozinhas da época eram fechadas, eu decidi abri-la para sala, usando uma bancada de ligação entre tais ambientes. Apaixonada que sou pela culinária, sobretudo se praticada para receber amigos, tive que fazer assim. Como cozinhar para a festa sem participar dela?

Porém, para os dias de hoje, este projeto que realizei tornou-se tímido, mediante a minha evolução nestas duas artes (culinária e receber amigos), assim como a modernização das soluções de arquitetura, desenho e materiais.

Estou analisando projetos mais abertos, integrando ainda mais a minha sala de jantar com a minha cozinha. Nem sei se terei recursos para realizar algum deles. Mas sonhar não faz mal a ninguém. Como decidi passar boa parte dos meus próximos anos por aqui, vou buscar sim, alguma revitalização para minha moradia, hoje tão desarrumada e até, desajeitada. Afora que ao ser pereciada pelo construtor que ergue seu mega prédio ao lado, minha casa foi classificada com um grau de conservação "moderado". Que ódio!!!

De todo modo, as obras de manutenção e de revitalização de tal propriedade terão de ser feitas. Então, "voilà"!

Modernizar a cozinha, em termos arquitetônicos impõe, numa linha de consequência, descartar, substituir e obter aparelhos, utensílios, objetos, armários e tudo mais, buscando otimizar o espaço e ter a mão o necessário e útil para preparar as minhas delícias. E só!

Significa dizer, que eu vou ter que dispensar todos os inúteis cacarecos dos quais eu não consigo desapegar. Até que enfim! E saibam, creio que pouca coisa terei de repor. Eu sou uma fissurada por utensílios de cozinha e tenho vários deles que possuem a mesma função. Por exemplo, se precisar amassar batatas para um purê, sopa ou nhoque, eu tenho, além do garfo e de dois espremedores de batatas, um processador de alimentos, uma mandolina, um outro amassador italiano. Acho demais, muito embora use todos eles.

Alguns itens são indispensáveis para eu preparar minhas comidinhas. Afora uma geladeira duplex, não abro mão de um liquidificador e uma batedeira, um fogão  à gás excelente com um forno excelente, uma ótima panela de pressão; uma excelente frigideira anti aderente, com cabo de metal que dê para levar ao forno; uma panela de ferro grande esmaltada com tampa, que dê para levar ao forno; uma panela de barro capixaba, panelas de pedra sabão para feijão e guisados mineiros, espagueteira, uma ótima tábua de madeira e 2 de silicone; um ralador que possa ralar também cascas de cítricos, moedores de sal grosso e de pimenta do reino, bicos para azeite e vinagre, muitas colheres de pau e poucas de silicone, batedor de arame, pão duro, bols de inox ou de louça ou vidro de vários tamanhos, um sensacional jogo de facas de pelo menos 3 tamanhos em aço inox, com a lâmina fundida no cabo,  (incluindo amolador de pedra, amolador e afiador de metal, ), tabuleiros, pirex e travessas refratárias, ramequins e etc. Putz, são várias coisas que eu uso na cozinha...

Mais fácil listar o que tenho e que eu nunca quase uso: cortador de ovos, desencaroçador de azeitonas, boleador,  processador de alimentos, moedor de carne, panelas de alumínio, panelas elétricas (fritadeiras, de arroz, de omelete, de waffle, de grelhados), forno microondas, tabuleiros. Muitas coisas inúteis para mim.

Há anos, ao visitar amigos no Uruguai me apaixonei por uma forma refratária que eles usam demais nos seus churrascos diários. Trouxe uma para mim e nunca usei, até o penúltimo fim de semana, quando fizemos um churrasco aqui em casa. Ela é ótima para ir na churrasqueira, no forno convencional e até no microondas, com vários tipos de queijinhos temperados de diferentes maneiras. Vejam só.


Nesta imagem, ela ainda não foi submetida ao calor, que faz o queijo ficar derretidinho, sem escorrer na churrasqueira. Pode-se colocar para derreter junto com o queijo, frutas picadinhas (abacaxi, banana, macã, pera,damasco), metades de tomatinhos cereja,  azeitonas e ou temperar com ervas frescas ou secas. Um fio de azeite por cima e pronto. Tem-se um excelente petisco.

Vai aí a dica. Nem sei se acha isto por aqui. Mas no Uruguai e Argentina, é certo. Como as férias estão chegando e viajar para estes países é bem mais barato do que dentro do Brasil. Quem sabe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...