sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Saudade da Bahia: carne cozida em vinagre

Começo esta postagem assim... vou à Bahia...


Convenhamos, já passou da hora do verão chegar por aqui. Assim como a presença do sol, as minhas inspirações estão próximas de zero.

Então fica aquela falta dentro do peito, falta do céu azul, do calorzinho, do mar. Queixa antiga esta minha. Há um ano atrás a minha reclamação era a mesma. Mas em breve estarei por lá.

É batata, verão na Bahia não tem erro: muito sol, muito mar, muita comida boa. Tento fugir deles todos, do sol principalmente. Mas, no meu jeitinho contemplativo de ser, me faço de morta, embaixo na melhor sombra da praia e... fico olhando o mar e mais nada. Amo estar por lá e jamais me canso de contemplar.

Enquanto isto, vou me virando, buscando diversão e alegria na produção de festas de familiares e amigos. Para próxima que virá, fiquei encarregada de preparar tabule e uma carne de boi. De início, pensei em um rosbife de lagarto. Porém, como os convidados são muitos, achei meio trabalhoso. Nesse caso, optei por uma carne cozida desfiada e bem temperadinha.

Há anos, preparo um receita giga fácil e deliciosa, inspirada nas delícias que aprendi com minha amiga Ana de Maceió ( hum... Maceió, que maravilha!).

Para 10 a 12 pessoas eu usei 1k de patinho que coloquei em uma panela de pressão, submerso em um copo de vinagre de vinho branco, meio copo de óleo de canola e uma folha de louro e ...mais nada. Deixei cozinhar sob pressão por uns 40 minutos ou até ficar bem macia. Desfiei a carne e reservei. Na borra que sobrou na panela, eu refoguei 2 cebolas em rodelas finas, 2 dentes de alho picados, uma pimenta dedo de moça picadinha, sem sementes, tomilho e orégano frescos, sal e pimenta do reino moída na hora. Adicionei 100g de shitake (estava quase perdendo na geladeira), azeitonas picadas e passas. Desliguei o fogo e acrescentei um punhado de tomates cereja, partidos ao meio, as raspas e o suco de um limão siciliano pequeno, mangericão roxo, orégano fresco, salsa e cebolinha picadas. Vejam só a delícia.


Aí, só falta um pãozinho básico e pronto...

2 comentários:

  1. Oi Cláudia, sou nora da Ana Lúcia e ela me deu a dica do seu blog. Fiquei com água na boca com esta carne e uma vontade danada de ir pra Bahia e não mais voltar, rs.
    Para'bens! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol

    Faça a carne. É facílima e deliciosa. aina estou na Bahia e aminha vontade de voltar é próxima de zero. Grande bj

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...