segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Festas, chuvas, festas chuvas: Bacalhau Espiritual

Ontem, junto aos meus, me expressei da seguinte maneira: "Num to aguentando mais este rojão". Minha filha não entendeu e me perguntou: "que rojão?" Tive uma baita preguiça de explicar o significado. E não expliquei. Afinal, estou giga cansada mediante a tal enfrentamento, não tendo disposição para explicar nada.

Por desejo, escolha e curtição, eu devo ter preparado ou me envolvido na produção de pelo menos uma meia dúzia de festas, entre comemorações e encontros, somente neste ultimo dezembro, em meio a esta temporada de chuvas infinitas. E confesso: tal temporada está mofando a minha disposição e dando água nas minhas inspirações.  Afora, que enfrentei a envolvente missão de preparar toda a infra estrutura para receber a minha grande família em minha casa. Vai daí, que mediante à tanto apelo, eu dei um tempo na escrita e fiquei sem aparecer por aqui.

Interessante é que as minhas fontes de inspirações também secaram, em meio a tanta água. Nada de novo. Para todos nós, é tempo de descanso, de férias e de renovação, eu creio. Não vejo a hora de dar "um chega prá lá" na chuvada... Uma prainha no sol forte, seria perfeito. O meu jardim ao sol, razoável...

Daqui há dois dias, preparo mais um encontro para niver da minha filhinha, que em breve retorna para a sua vida em Paris. E claro, me animei para mais uma produção. Então, estou de volta!

Conto que este dia tão especial,  seja de sol de verão e de noite estrelada. Isso posto e sabendo das saudades dela do mar e da praia baiana, decidi implementar um cardápio bem brasileiro. Afora os petiscos de sempre, vou preparar um cucus paulista, casquinha de siri, torta de galinha e ainda um bacalhau espiritual, dentre outras delícias.

Embora ele não demonstre bem todo o esplendor do bacalhau, o bacalhau espiritual é excelente para "fazer render" esse delicioso peixe, em uma preparação muito saborosa, barata e saudável.

No início do preparo, eu deixo de molho o miolo de 2 paezinhos dormidos e picados em um copo de leite integral quente. Para 10 pessoas, eu refogo, em fogo alto, 150 g de manteiga e duas colheres de chá de azeite quentes, uma cebola grande, 2 dentes de alho picados e 4 cenouras pequenas cruas, limpas e raladas em ralo grosso. Ao amaciar tais legumes, eu abaixo o fogo, junto 500g de bacalhau do Porto demolhado e em lascas. Deixo cozinhar um pouco. Junto o miolo de pão, sem o leite, bem escorrido e espremido entre as mãos e misturo bem.

Enquanto isso, eu faço um molho bechamel (molho branco), usando 1 colher de sopa de farinha de trigo, misturada com uma de manteiga derretida. Depois de bem misturado e homogêneo, eu junto um copo de leite integral. Tempero com sal, pimenta e noz moscada ralada na hora e o suco de 1/4 de limão. Quando o molho estiver engrossado, eu desligo o fogo, retiro a metade do molho e junto ao bacalhau já refogado. Coloco tal mistura em uma forma refratária.

Na metade do molho restante, eu adiciono 2 gemas de ovos misturadas , meio copo de creme de leite fresco e duas claras de ovos, bem batidas em neve. Coloco tal creme sobre a mistura de bacalhau, salpico queijo parmesão ralado por cima e levo ao forno, pré aquecido a 180 graus, até dourar.


Sirvo com arroz e uma salada de folhas, bem temprerada. E só...Ops... é claro, como eu nao resisto, eu coloco um fiozinho de azeite extra virgem e algumas azeitonas pretas no meu prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...