quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Outra vez natal 2: guirlandas

Continuo buscando inspirações para elaborar os meus enfeites de natal.

Por entusiasmo e histeria, sempre fui voraz em enfeitar a minha casa própria ao máximo, no natal. Usava como desculpa as minhas crianças a quem delegava as funções de escolher a decoração, assim como fazia minha mãe comigo e com minhas irmãs. Mas reconheço que aprendi com ela somente a feitura de fantásticas árvores de natal e nada mais.

Ao longo desses anos fui acumulando enfeites natalinos e a cada natal que chega tenho como desafio: aproveitar, com bom gosto e charme, todos os enfeites que guardei por tantos anos junto aos tantos objetos inúteis, dos quais não consigo desapegar, como já manifestei neste blog por diversas vezes (aqui). Porém, no caso dos enfeites de natal, eu creio que em todas as famílias o padrão é o mesmo: anos e anos revitalizando as decorações de natal com novas aquisições e acrescentando mais quinquilarias para guardar.

Hoje eu não adquiro mais nada, a não ser a base dos meus enfeites e algum glamour a mais.

Ano passado postei aqui, algumas idéias sobre guirlandas. Neste ano de 2011, ao iniciar minha pesquisa sobre guirlandas eu não gostei do que vi! Achei todas muito cafonas. Afora que elas me lembraram aquelas medonhas coroas de flores enviadas nos enterros. Curuz!!!!
Estou quase desistindo de fazer alguma guirlanda.

Como sei que muitos gostam deste tipo de enfeite, me aprofundei mais nas minhas pesquisas e identifiquei algumas interessantes que podem servir de inspiração. Digo inspiração porque eu acredito que o gostoso de enfeitar a casa no natal, é criar algo do nosso número, bem bonito e com as nossas próprias mãos. Eu, pelo meu lado faço isso, vou rearranjando daqui e dali os meus arranjos, durante todo o período natalino. Para mim um enfeite de natal não é uma obra pronta (arrasei agora na originalidade artística! he he)

Achei algumas guirlandas/coroas bacanas na Marie Claire Idèes. Vejam só:

Esta acima é feita em um circulo de isopor coberto com um tecido, parece uma malha ou uma lanzinha. Ele leva diversos apliques em feltro bordado e poucas bolas

Essa é montada em uma coroa de folhas de eucalipto e dobraduras de estrelinhas de papel cartão, em vários tamanhos.

Essa bem colorida, numa linda combinação de laranja e roxo é feita com flores de Phisales numa coroa de ramos de urze, que não existe por aqui, mas pode ser substituída por alfazemas ou lavandas secas, impondo um arominha no ambiente.


Essa é montada em arame com inúmeras flores e folhas de feltro com algum bordado.


Essa é montada com flores de mimosa.Liiiiinda!

Essas também foram confeccionadas com flores frescas de orquídeas, no segundo plano e no primeiro plano ela foi montada com Crista de Galo.


Essa é confeccionada com flores artificiais multicoloridas e em várias formas, impondo um estilo meio indiano.

Essa foi feita com fitas e tecidos de algodão, organza e seda em várias estampas de vermelho. Ela foi amarrada a uma moldura de madeira. Achei interessante!

Hum, acho que rever os meus conceitos e me inspirar em alguma delas para fazer o meu arranjo de porta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...