quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A presença da Ausência: Tabule

Minha fonte de inspiração de hoje veio da amiga Cris, que postou um poema do Carlos Drumond de Andrade. Entre tantos belíssimos de sua obra, ela selecionou exatamente o Ausência, o mais presente nos meus encontros familiares. No momento em que o reli, estava exatamente postando fotos de um desses encontros. Incrível!


Em tais encontros meu pai cantava e declamava poemas lindos como já mostrei no post "Esta Vida". Eu e minhas irmãs cantávamos as canções de MPB do "nosso tempo", com destaque para a minha irmã queridinha, grande cantora de voz belíssima. Com ela, eu interpretava, em duas vozes, a lindíssima "Minha" do Francis Hime e Ruy Guerra (abaixo interpretação maravilhosa do Francis). Quantos e merecidos adjetivos eu escrevi neste parágrafo!  




Por fim, e no cume do sarau, Elizabeth declamava o belo poema "Ausência" do Drummond:


"Por muito tempo achei que a ausência é falta. E lastimava, ignorante, a falta. Hoje não a lastimo. Não há falta na ausência. A ausência é um estar em mim. E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços, que rio e danço e invento exclamações alegres, porque a ausência, essa ausência assimilada, ninguém a rouba mais de mim. Carlos Drummond de Andrade".


Não é lindo, de tão presente? Pois é...


Neste ultimo encontro familiar, niver do meu padrinho, não cantamos e nem declamamos. Porém nos esbaldamos em histórias e lembranças da família. Tudo regado a um excelente vinho e saborosa comida árabe, que eu adoro. Além de deliciosa, tal culinária é mega variada e prática para ser servida em encontros familiares. Dá para preparar tudo com antecedência e então, é só distribuir as iguarias ali numa mesona e a festa está pronta. Dentre todas essas delícias, eu destaco a Coalhada Seca, o Charuto (aqui), o Fatuch (aqui) e o Tabule. Parece que são muitos destaques. Mas, mediante a tantas opções de sabores árabes, tratam-se de destaques mesmo. 


Ao preparar o facílimo e saboroso tabule para umas 6 pessoas, eu hidrato 1/2 copo de trigo para kibe em 4 de água fresca por umas 2 horas. Lavo bem o trigo hidratado e escorro. Misturo 1 cebolas picadas bem lavadas e escorridas, 4 tomates maduros picados sem semente, 1 pepino picado (opcional), 4 xícaras de salsinha e 2 de hortelã picadas, o suco de 2 limões, 3 colheres de azeite extra virgem, tempero com sal e pimenta. Tais proporções, podem ser alteradas de acordo com o gosto de cada um. Mas para ser mais autêntico, a quantidade de folhas tem de ser bem maior do que a trigo. Vejam na imagem que eu emprestei da Internet.


5 comentários:

  1. Ausência e Minha juntos. O que mais desejar? Só mesmo o delicioso tabule para sustentar o corpo para receber Drummond e Hime de uma vez só. Beijo. Lucia

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelas belas lembranças!

    ResponderExcluir
  3. Lucinha e irmãzinha. Obrigada a vocês!

    ResponderExcluir
  4. essa música é sen sa cio nal. eu tenho ela numa fita k7, cê a credita? rsrs

    ResponderExcluir
  5. Nossa Renato. E arranjo que eu a Flavinha cantamos, em duas vozes, é da dupla Verinha Cordovil e da Lila. Uma beleza! bj saudades

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...