sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Criança Aparecida: Crumble de frutas vermelhas

12 de outubro, dia da nossa Santa Senhora Aparecida, das nossas crianças, da festa do 12 em Ouro Preto, dos recessos escolares, enrolados por datas importantes. Coisas nossas, daqui da pátria. Para os meus, que estão fora (inclusive a minha criança, que já se acha um adola), nada tão por fora!

Eu por aqui, quis comemorar em alto estilo. Nem tanto pelos tantos significados da data, mas muito pela oportunidade de fazer encontros, num feriado ótimo, bem no meinho da semana. E também, trata-se de um grande momento para experimentar receitas e curtir o meu fogãozão. Tudo de bom!

Neste dia, fiquei às voltas com a minhas produções culinárias, por pelo menos umas 7 horas, como manda a minha tradição familiar, qual seja: passar horas na cozinha convivendo e aprontando (como já relatei aqui e aqui). Isto sem contar com o longo preparo escolhido para o peixe: defumado.  Eu tinha que tempera-lo de véspera, que neste meu caso, foi sem eletricidade e, portanto, à luz de velas.

Optei pelo salmão defumado, numa versão minha, inspirada numa receita do Chuck, acompanhado por batatas no murro, com ervas e sal grosso, que preparei de uma forma diferente da indicada aqui.

Achei que era pouco, improvisei então uma costelinha (sobrada do dia anterior), com canjiquinha, muito bem temperada. Faltava uma salada, que preparei usando uma pancetta ( ou bacon), finamente fatiada, bem fritinha e crocante, sobre uma mistura de mini rúculas e mangas picadas. Para o tempero da salada e para um upgrade no salmão, preparei um vinagrete de maracujá (caldo coado de uma fruta, emulsionado com 1 colher de mel e outra de mostarda de dijon, sal, pimenta do reino e azeite em fio, até atingir o ponto). Foi o melhor prato da festa!

Como sobremesa, preparei um crumble de frutas vermelhas, servido quente, com sorvete de iogurte natural (Yogo). Para esta sobremesa, usei uma caixa de morangos bem lavados e fatiados, uma caixinha de mirtilos e outrinha de amoras, misturadas com 2 colheres de açúcar e uma de farinha de trigo ( para dar consistência e realçar o sabor). Por cima coloquei uma farofinha, que foi disposta sobre as frutas, alhures, como quem não quer nada. Tal farofa foi preparada com 150g de farinha de trigo, 80 g de açúcar mascavo, 50g de amendoas (moídas ou em lascas) e uma boa pitada de sal, amassada, com um garfo, com 100 g de manteiga fria ( para conferir crocância).

Levei ao forno alto (220a 240 graus), pré aquecido e deixei por uns 30 minutos, ou até corar. Ou seja, tirei as batatas do forno para servir o almoço e inseri o Crumble para assar. Tal processo de cozimento, durou o exato tempo do almoço. Perfeito! O resultado é: frutinhas  "al denti", submersas em uma calda docinha, cobertas por uma casquinha saborosa e crocante. CRUMBLE de frutas.

Servi quente, com sorvete de iogurte (frozen yogurt ou, na versão mais moderna, Yogo). Com sorvete de baunilha ou o de creme, também fica ótimo.

Vejam só abaixo a beleza de tal preparação.




Gente, me desculpem, mas não tem jeito, para fazer sobremesas, tem de ter balancinha ou as referências de tais pesos, sobre as medidas das colheres ou xícaras. Senão, zebra.

Dica: esta preparação pode ser feita com qualquer fruta ( maçãs, peras, pessegos, separado ou junto e misturado) que fica ótimo, desde que se use a mesma farofinha, por cima.

Sobre as outras receitas deste almoço, me aguardem, elas aparecerão em outras postagens.

2 comentários:

  1. Olá!! Tudo bem? E a receita do amantecado, desistiu? Lembre-se de postar para eu copiar. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Prima, claro que não desisti da receita do Mantecato. Mas como se trata de muita produção, inclusive emocional, preciso de tempo e de estar em condições adequadas. Em breve parto para esta grande experiência. Me aguarde. bj

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...