quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pensamentos rápidos e básicos

Quando releio aquilo que eu escrevo nas minhas postagens, sempre me lembro de Clarice Lispector. Em um de seus contos, ela diz, mais ou menos, que suas palavras, transformadas em escrita, saiam de dentro dela muito mais depressa do que seus pensamentos.

Existe uma abismo entre nós duas, é claro. Mas me lembro dela exatamente por isto. E ainda porque comigo ocorre o contrário: eu penso rápido, muito mais rápido do que consigo expressar em palavras. Ao escrever minhas idéias, as palavras se atropelam e se confundem. Então escrevo, senão com muitos erros, em falta de palavras, representantes das minhas idéias e das emoções que as acompanham. Aí, vou improvisando tal e qual uma amadora na escrita, que eu sei que sou, mesmo que cheia de pensamentos incansáveis.

Diante desta constatação, me lembro da minha caçulinha. Ao voltar da escola, ainda pequetita ela disparava a falar, sem parar. Eram frases rápidas e às vezes sem sujeito, verbo ou predicado. Isto me tirava a atenção do trânsito, pois eu ficava atenta àqueles discursos, buscando entender e atender, no caso de serem demandas para a mãe. Quando eu reclamava disto e pedia para ela dar um tempo, deixar para depois e calar a boca, ela retrucava angustiada: "mãe, minha cabeça pensa muito! Eu preciso falar tudo que estou pensando". Eu compreendia. Ela era eu, só que petitinha.

Revi um tanto dos meus posts, buscando deixar as minhas idéias mais claras e corrigir o "vocábulo", que, por aqui, no meu Blog, vive em pecado. Ô linguinha difícil, esta, siô!

Me desculpem gente, mas eu não sou escritora. Eu me identifico muito mais com a minha filhinha. Ainda bem que posso reeditar tudo que escrevo.

2 comentários:

  1. O tempo do pensar pode ser bem rápido.
    O de falar, pode até se mais rápido,
    ou,com o tempo,
    até mais lento.
    O tempo do escrever, é mais lento ainda.
    Mas, acho que, para registrar,
    deixar sua marca em cada momento,
    e mesmo para sempre,
    Ah, isso requer muita coragem!
    E sobretudo,
    Liberdade!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...