quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Os meus, os seus, os nossos: Frango com páprica e mel

Nesta semana me reencontrei com um primo pela internet, com o qual não me relacionava há mais de 30 anos. Ele me achou em uma pesquisa aleatória e fez contato. Ele é filho da irmã do meu pai, cuja família foi abrigada em minha casa, quando passava por dificuldades. Então, à época, constituíamos uma família de 13 pessoas, mais duas empregadas, duas cadelas e uma tartaruga. Uma loucura!

Ressalto aqui que meus pais sempre foram solidários e acolhedores, como já antecipei aqui. Com eles, não tinha mal tempo: algum amigo ou parente necessitado, era abrigado em nossa casa pelo tempo necessário e sem qualquer constrangimento para ninguém da casa. Eu e minhas irmãs já sabiamos que as nossas vidas por ali seria sempre assim: solidarizar, compartilhar e dividir com muitos nossos espaços, nossos alimentos, nossos hábitos e nossas dificuldades.

É assim que por lá moraram também, dentre outros, duas primas de Caratinga, uma amiga que de Três Pontas e a minha priminha querida de BH, a qual hoje já virou uma irmã e grande amiga. Todos moraram naquela casa do Santo Antônio, por algum tempo.

O reencontro como meu primo está sendo emocionante. Temos trocado, via email, páginas de notícias e de memórias, recheadas de histórias, cheiros e sabores. Um deles me chamou atenção quando ao lembrar do nosso cotidiano daquela época ele diz:" ...eram vários almoços, o que eu gostava era do café da tarde, tinha um pão e manteiga deliciosos" . De fato, que delícia o cafezinho com o pão fresquinho e crocante da padaria Excelsior que comíamos juntos, nas tardes da minha infância e juventude!

Apesar de todas as dificuldades financeiras, a minha família, incluindo todos os agregados, sempre valorizou uma boa alimentação.Trago comigo essa história da boa comida como um presente, que explica um pouco a minha ligação com as feituras dos alimentos.

Estranho quando algumas pessoas se surpreendem com as boas preparações que eu faço em casa, diariamente. Ontem mesmo,ao falar com uma amiga ao telefone tive que interromper a conversa, posto que o frango com páprica e mel que estava preparando estava começando o queimar. Ela me perguntou: "Mas você faz isto no seu almoço em plena quarta feira?" Faço, sobretudo diante "à missão" do momento, que é a de experimentar novas receitas fáceis e simples, buscando melhorar ainda mais a qualidade e sabor da comida da minha casa. Para mim é regra: nos meus almoços é obrigado a ter arroz, feijão, salada e uma proteína qualquer( carne, peixe, ovos) e além disto sempre tem um legume refogado, ou uma farofa ou um suflê...

O frango com páprica e mel ficou delicioso. Para 4 pessoas usei 4 entrecoxas e um peito de frango caipira, temperadas com sal, pimenta do reino, 2 dentes de alho amassados, suco de meio limão, uma colher de chá de páprica picante e uma colher de sopa de mel. Selei (dourei) tais pedaços em uma frigideira megaquente ( dessas que dá para ir ao forno), na qual coloquei um fio de azeite. Depois de bem corados, levei ao forno por meia hora, coberto com papel alumínio.

Imagem emprestada de um  Blog super legal que é o tachos de ensaio

 Servi com batatas com casca partidas em 4, temperadas com sal tomilho e azeite e assadas no forno até ficarem bem crocantes por fora e macias por dentro.

DICA: listo abaixo os temperinhos que não podem faltar na minha cozinha ( já falei disto aqui) e que com eles sempre dá um bom samba culinário:

  • sal grosso
  • pimenta do reino inteira
  • pimenta dedo de moça
  • pimenta calabresa seca
  • azeite
  • cominho
  • páprica
  • curry
  • mostarda
  • limão
  • tomilho
  • louro
  • cheiro verde fresco
  • alecrim
  • salvia
  • gengibre fresco
  • noz moscada
  • canela em pau
Parece muito. Mas vale á pena. São infinidades de combinações possíveis.


4 comentários:

  1. Oi Claudinha vou experimentar, desculpe-me a ignorância, o que é selar (dourar?) Colocamos a páprica na hora de ir ao forno ou ao selar? como estão? me dá noticias, bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi claudia a anônima sou eu, Cris pittella

    ResponderExcluir
  3. Querida Cris, selar é dourar sim. Tal técnica é super legal, pois dá cor ao assado e ajuda e conter os líquidos do produto ( daí o selar) ao assar, tornando-os mais suculentos e saborosos. Eu deixei o frango dourando até quase queimar. Mas tem de ser em panela bem quente. A páprica, você coloca antes de tudo, junto com todos os temperos. Ela além de dar um ótimo sabor, confere mais dourado ainda na preparação. Mais detalhes, te passo por email. bj

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...