sábado, 25 de junho de 2011

Happy family: conservas de abobrinhas e tomates

Lembro-me das viagens que eu fazia com meus pais e irmãs para Araxá e para Marataízes, que eram delíciosas. Como o dinheiro era muito curto e a família muito grande, isto só era viável porque meu pai, como médico da Previdência, tinha direito a usufruir do hotel Cura e Repouso de Araxá e de alugar casas na Praia de Areias Pretas em Marataízes. E lá íamos nós, uns de carro e outros de trem ou ônibus. Já viu, né? Família muito grande. 

Me pergunto, como os meus pais tinham disposição para organizar e realizar tais viagens, posto que somos 6 irmãs e sempre convidávamos alguns agregados ( primos, amigos ou namorados) para tais passeios. Ou seja, era pouco dinheiro, pouco espaço e muita gente. Sempre dava certo. Cada dia ia uma de nós cozinhar, outra para lavar, outra para varrer a casa, em um rodízio de afazeres muito bem combinado.

Sinto muita falta desses longos encontros familiares, que duram dias e, até, semanas. Como eles acorrem pouco, me contento com os que duram somente um dia, como o que tenho hoje.

Trata-se encontro de família na casa de um primo, para o qual preparei duas conservas para os tira gostos, que são perfeitas para acompanhar o churrasco que será servido.

A conserva de abobrinha é inspirada numa receita da minha querida amiga gourmet Lísia. Ralo duas abobrinhas pequenas em ralo grosso e deixo descansar em água gelada por uma hora, para dar crocância ao final do preparo. Frito em azeite um dente de alho picadinho, junto a abobrinha ralada e misturo. Coloco na mistura uma xícara de café de vinagre de vinho tinto e espero secar no fogo alto. Desligo o fogo, jogo umas 20 folhas de hortelã fresca inteiras, tempero com sal e pimenta do reino moída na hora, acerto a azeite e pronto. A abobrinha tem de ficar um pouco crocante.

Os tomatinhos cereja agridoces também são deliciosos e práticos. Eu os asso inteiros, bem lavados, em forno alto, pré-aquecido ( 200 graus), temperado com um tantinho de sal grosso moído, outro tantinho de açúcar, muito azeite e uma erva seca( orégano, ou tomilho) . Quando ele começa a murchar, está pronto. Se tenho em casa, junto uma erva fresca, depois de pronto  (mangericão, tomilho)

Tais conservas duram dias na geladeira e servem como recheio de sanduíches e pizzas e como molhos para massas. Portanto, são ótimas para as viagens em família.

Abaixo as imagens das delícias, já embaladas "para viagem". Para servir, é claro que usarei um prato bem bonito para valorizar seu ótimo sabor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...