domingo, 19 de junho de 2011

Curtos, mas bons encontros: massa ao molho de nozes

Aprendi nesta minha vida que os encontros tem de ter o tamanho e a qualidade que lhe são destinados. Existem os ótimos encontros curtos, de muita produção emocional e intelectual e, por outro lado, os longos e pobres, que são um porre... Os longos encontros de grande e merecida produção, claro, são os melhores e os mais frequentes em minha casa.

Fui acostumada, desde de menina com esses ditos Grandes Encontros, que por ali, na minha morada, eram muito frequentes. Os tais, começavam de véspera, na produção da comida, na refrigeração das bebidas e na faxina da casa. Vários convidados do encontro, já participavam da sua produção, na véspera: colaborando na limpeza, limpando e cortando as carnes, catando o feijão, lavando o arroz ou simplesmente, acompanhando quem fazia tudo isto, com boas conversas, piadas e muita cerveja. Uma verdadeira delícia...

No dia de tais encontros, eu e minhas irmãs arrumavamos a casa, lavavamos as louças do serviço, separavamos as roupas de mesa e de cozinha, acalmavamos nossa mãe e avó, aflitas, mediante a tanta confusão. Acompanhávamos e apoiávamos, de perto, os produtores do evento, já quase vencidos pela produção imposta pela farra de sua véspera.

Ou seja, fui criada num ambiente de muitos e frequentes encontros longos e ricos. Afora a maravilhosa comida de sempre, nos deliciávamos com as perfomances de poetas e músicos e com os versos do meu pai, que recitava obras primas de cor e salteado, ou os cantava, com sua linda voz de tenor, mirando-se em Orlando Silva.  Ele também trinava em seu assovio indefectível, como ninguém e com muito bom gosto.  Perdemos tais trinados, prematuramente, no momento em que ele decidiu colocar dentaduras. Putz, triste demais.

Hoje, no almoço que fiz em minha casa, tivemos um encontro curto, com um casal muito amigo. Embora de curto tempo, foi ótimo pela intensa convivência, partilha e enriquecimento. O que fazer? É a tal da vida moderna, muitos compromissos nossos, dos nossos filhos, da nossa profissão, das nossas escolhas, numa alta intensidade e frequencia, coisa que não existia antes, na casa em que eu cresci. Então, por hoje, é aproveitar muito bem  o pouco tempo de "liberdade" e convivência que tivemos.

PAUSA MULHERZINHA: ao olhar minhas unhas feitas, há uma semana atrás,  que já foram usadas na cozinha, constatei que, de fato, os esmaltes importados são muuuito melhores do que os nacionais. Olhem só, tem uma semana que eu fiz a minhas unhas com um OPI ( OPI), e elas continuam brilhando, estão inteiras e lindas! confiram na imagem abaixo.


Pausa terminada e continuando: servi para os meus amigos um rosbife, cuja receita postei aqui , junto com uma massa com molho de nozes, inspirada numa preparação da Carole Crema, tal como se segue.

Cozinho um pacote de massa curta ( penne, fusilli, farfalli), em 5 litros de água com uma colher de sobremesa de sal grosso. À parte, bato no liquidificador 1,5 copos de azeite, meio copo de queijo parmesão ralado, 100g de nozes picadas,  duas fatias de pão de forma picadas, sal e pimenta do reino a gosto.

Afervento, 200g de aspargos frescos, cortados ao meio, e salteio-os em azeite.

Ao final junto ao molho de nozes, a massa cozida, com um pouquinho da água do cozimento e misturo os aspargos para dar uma certa crocância.

Sirvo com mais parmesão ralado. Hummm! Ficou muito bom... Vejam só a aparência da preparação que eu servi.


Putz, me esqueci de enfeitar com as nozes que havia separado!



4 comentários:

  1. Patricia Bizzotto Pinto19 de junho de 2011 às 10:30

    Pao de forma picado...
    Vou experimentar esta receita aqui.
    Mae, ficou bonito o post. Ainda mais que hoje é domingo, dia de grandes encontros tbm..
    ;)
    bj!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Pat, o pão substitui o creme de leite da receita original. Usei um de forma integral e ficou muito bom. Só me esqueci de enfeitar o prato com as nozes que eu tinha separado. Perdi em estética, mas não no sabor. saudades imensas...

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de agradecer por você ter postado esta receita. Assisti na tv durante a semana, mas não anotei a receita e não colocaram no site. Já estava quase desistindo quando encontrei o seu blog :o). Bom fim de semana! Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...