sábado, 29 de janeiro de 2011

Mais uma vez, Espanha

Já viram né? a Espanha está me perseguindo ultimamente.

Hoje estou na maior empolgação, pois fui convidada para uma paella que será preparada por uma recente amiga espanhola. A minha expectativa é conversar muito com ela sobre a sua região de origem, lembrar das minhas viagens por lá e reverenciar os meus antepassados espanhois, mais uma vez. Minha avó, muito citada nos meus posts, tinha um irmão, espanholão lindo, meu tio avó Manolo que me enchia de mimos e supresas. Ele dizia que eu era a mãe dele, minha biza Teresa, esculpida em carrara ( cuspida e escarrada) de tão parecida com ela que eu era . Então, sempre que ele vinha a BH e durante toda a sua doença, até a sua morte, passamos muitos bons momentos juntos.

Nunca fiz uma paella em minha casa. Então hoje, vou acompanhar o passo a passo com a Josefine e oportunamente repasso para vocês.

Mas para não deixá-los com "água na boca", repasso aqui uma delícia espanhola, que experimentei na casa da Lísia, inspirada na receita publicada no livro do grande Mario Batali e Gwyneth Paltrow ( sim gente, a fofa, além boa atriz, se amarra na culinária espanhola, tem até programa de TV).

Este livro é maravilhoso, mas não tem em português, só em inglês e só importado...

Trata-se de uma sopa fria deliciosa, da região de Andaluzia: Ajo Blanco .  Para 4 a 6 pessoas eu pico, sem a casca, 200g de pão dormido e hidrato em 400ml ( dois copos lagoinha) de água gelada. Junto no liquidificador 100g de amendoa crua moída, 200ml de azeite extravirgem, 2 dentes de alho, duas colheres de sopa de vinagre de vinho branco e o pão com sua água ( aos poucos e experimentando),até ficar bem aveludado. Se quero ela mais líquida, coloco mais água gelada. Acerto o sal e sirvo gelada com meias uvas verdes sem sementes. É uma arraso de entrada...

Trata-se de uma entrada maravilhosa: fácil de fazer, deliciosa e cheia de charme...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...