terça-feira, 18 de janeiro de 2011

La Route Napoleon: Sopa Fria de Brócolis

O sonho da viagem em família pela Europa, eu realizei ano passado. Deu quase tudo errado, pois saímos no auge da fumaça do vulcão islandês. Mas muita coisa deu certo. Como exemplo, tenho os acontecimentos ocorridos em um dos deslocamentos feitos pelo sul da França,pela Route Napoleon. Por si só a estrada é história francesa pura, pois foi por ela que Napoleão fugiu do litoral em direção à Paris, para escapar da perseguição do rei, não me lembro qual, mas devia ser um Luiz qualquer. Gastaria muitas postagens para descrever tal passeio, pela beleza das paisagens, com o mediterrâneo ao fundo, pelo bom humor familiar e pelas descobertas incríveis sobre a geologia da Provence. Não poderia falar nada sobre as lavandas, pois infelizmente, à època, elas não estavam floridas.

Do nada, ou melhor, da saudade imensa que sinto do meu neto e filha, minhas melhores companhias nesta viagem, e que estão ausentes de mim aqui na Bahia, me lembrei do almoço espetacular que tivemos no Auberge du Teiulon ( ???), edificado às margens de tal estrada, próximo a Grasse. Conseguimos uma mesa, na exata hora em que chegava uma caravana de colecionadores de carros antigos da região que iriam alí almoçar. Demos sorte em tudo, na curtição de ver os automóveis lindos, de pertinho, no horário da chegada, na visita ao empório em frente ao auberge, no qual adquiri delícias caseiras regionais sobre as quais falarei em outros posts e sobretudo, no cardápio completo, típicamente francês e de bom preço e cheios de supresas, que degustamos maravilhados.

O cardápio completo constava de entrada ( escolhi salada de folhas), prato principal ( escolhi um peixe com legumes) e sobremesa ( que claro, para mim não poderia ser outro que não o creme Brulé a, minha sobremesa preferida). Mas nos intervalos entre cada escolha, eram servidas pequenas porções para "limpar o paladar". Então a ordem do serviço foi a seguinte: sopa fria de brócolis, entrada, sorbet de figos maduros frescos, prato principal, tiramisssu, sobremesa. Como drink incial, escolhemos um Kir Royal, preparado com um licor de cassis, produzido no prprio auberge.Ó almoço foi regado com os excelentes vinhos rosês provençais, que vinham de uma boa safra ( 2009). Uau, um verdadeiro arraso... E viva Napoleão...

Tentei fazer a sopa de brócolis, em casa no meu niver e deu certo. Claro, não estavamos na paisagem de lá. Mas matei saudade do saborzinho incrível vivido junto aos meus amados, também ausentes neste dia...: Dei uma ferventada no Brócils picados. Ainda crocantes dei um banho de água com gelo. Piquei-os bem picadinho e refoguei na manteiga com cebola batidinha, ajuntei um copo de caldo de legumes bem concentrado e um litro de creme de leite fresco e deixei apurar, mas sem deixar amolecer muito o brócolis. Acertei o sal e a pimenta do reino branca moída na hora. E pronto. Servi fria. Tudo de bom no verão...

DICA; Não experimentei ainda, mas tal receita com couve flor deve ficar muito boa também.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...