terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Frango de vitrine, o retorno: conchigliones recheados com ricota e frutas secas.

Domingo passado estava naquela situação de reagir positivamente ao ano de 2011. Estava difícil: muita chuva, sem empregada, sem filhos, cachorros para cuidar, cocôs de bigs cadelas para recolher (kilos... uma Dobermann e uma Golden, imaginem...), ralos da área externa para desentupir, cozinha de dois dias para arrumar, café da manhã para preparar e o marido para cuidar.

Da superfície do meu coração, penso nessas horas, em como seria bom morar num quarto e sala na Savassi, com um gatinho (o bicho de estimação mesmo, pois eu já tenho o meu gatão comigo) com tudo novinho...
Mas no fundo deste coração, eu gosto mesmo é da minha casa, com seus prazeres e desprazeres.

Então, para não ter mais trabalho, decidi pelo Frango de Vitrine, again, para o almoço. Busquei o "the best" , aquele do Empório Árabe, da Contorno com Espírito Santo, que entrega em cas a. É caro, R$25,00( já com a taxa de entrega),  mas super vale a pena. Já tinha arroz e salada prontos em casa... Então, tudo ok...

De repente, a grande notícia, meu filhote e sua namorada viriam para o almoço. Me animei, quis dar uma caprichada, abri a geladeira, achei uma ricota esquecida, porque tinha sido comprada como queijo minas e ninguém comeu; sobras de frutas secas do natal, de parmesão, de creme de leite e uma caixa de conchigliones na dispensa. Tudo resolvido, fui para a cozinha, mais uma vez. Fiz as conchonas de massa italiana, recheadas e ficou ótimo. É um prato fácil, mas um pouco trabalhoso.

Amassei meia ricota com um garfo, juntei as frutas secas, pimenta do reino e noz moscada moídas na hora, queijo parmesão ralado, um pouco de azeite e decreme de leite para dar liga, acertei o sal. Cozinhei meio pacote das conchonas , deixando em ponto ao dente, mais firme. Passei a massa por água fria e recheie os talzinhos com a massa de ricota ( é a etapa que dá trabalho, mas vai bem). Fiz um molho branco, leve (duas colheres de manteiga, uma de farinha de trigo, juntas no fogo médio, até ficar uma massa cremosa,  juntei dois copos de leite, sal,pimenta do reino,nós moscada e as sobras de queijo da casa, raladas). Distribui tal creme por cima da massa recheada, com bastante queijo parmesão ralado, salpicado por cima e levei ao forno quente para gratinar.

Super combinou com o frango...


Esta imagem acima é uma reprodução da foto de uma receita dele, recheado com abóboras que emprestei da internet

DICA: Este tipo de massa era conhecido antigamente, como "goela de pato". Minha sogra fazia uma, que era super elogiada por todos que dela provavam. Hoje, só encontro esta massa fornecida por italianos, que são bem mais caras. Como uma refeição completa ou como lanche, é um coringa de primeira, pois recebe vários tipos de recheio e de molho. Já fiz essa massa recheada com sobras de frios, de bacalhau, de frango e com molhos vermelhos. É só temperar bem o recheio, dar a tal liga (com farelo de pão e azeite, creme de leite, sobras de queijo) e saber combinar com o molho. Rende super bem. A receita que eu fiz no domingo, deu para 4 pessoas e sobrou. Ou seja, um pacote inteiro dá para umas 10 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...