quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dia de flores

Quinta feira é o meu dia de flores. É o dia das floras receberem as flores dos fornecedores, para vender na feira da Bernardo Monteiro, em BH, que é na sexta feira e é ótima. Meu fornecedor, chega traz tais belezuras de Holambra, na quinta feira ao entardecer. Antes mesmo dele separar o que vai levar para a feira, eu escolho as minhas flores.
Esta época é ótima para fazer arranjos, pois é primavera ( te amo, te amo meu amor...levo esta rosa,  para lhe dar... lembrei do Tim Maia), estação em que ocorre a reprodução de muitas espécies. Então a diversidade de espécies floridas é grande, com muitas opções.  
As dicas básicas que eu adoto com as lindinhas que eu uso  na minha casa são: corto o caule de todas as flores na diagonal (aumenta a superfície de contato com a água), ponho uma colherzinha de água sanitária na água ( atrasa o apodrecimento), uso água gelada, se estiver muito quente; não deixo as folhas em contato com a água( retiro grande parte delas) e encho os vasos com água até a metade.
Sobre os arranjos, putz, as possibilidades são enormes ( e os preços da sofisticação também!!!). Sempre prefiro as flores da época, pois são as mais vistosas e as mais baratas. Gosto dos arranjos que usam um único tipo/ espécie de flor e de uma cor só,  principalmente para aquelas flores  “ com atitude”, tais como rosas, cravos, lírios, gérberas e copos de leite. Nesses casos o “menos é mais”. Gosto mais dos vasos com muita flor. Mas aqueles pequenos e /ou compridos com uma flor só ou com poucas acho muito chic e europeu.  Se vou misturar as espécies de flores, uso duas regras que funcionam bem: arranjos com  flores do mesmo desenho e tamanho, mas de cores diferentes, ou aranjos com flores de vários desenhos e tamanhos, mas de cores complementares ( rosa, lilás branco e roxo ou amarelo laranja e vermelho). Dá para misturar tudo: tamanhos, desenhos, cores e espécies. Fica maravilhoso  se o arranjo for enorme, muito bem organizado e se eu tiver com dinheiro no bolso.
DICA: Eu aproveito  todas  as flores. Se elas quebram antes de eu cortar, coloco em jarrinhas pequenas e até em cálices. Fica um mimo no banheiro ou na mesa do telefone. Até as pétalas das rosas velhas, eu aproveito. Arrumo num cristalzinho básico com água, jogo sobre a mesa da sala e se tiver visitas, jogo no vaso do banheiro. É meio hotel metido a cinco estrelas, eu sei!!! Mas eu tenho dificuldades em me separar das flores, que eu trago para casa e aí convivo com elas ao máximo. Abaixo, seguem algumas idéias de minha própria produção

Aqui acima, eu usei lírios brancos, boca de leão branca e astromélias laranjas e abaixo, campainhas lilases...


Abaixo, margaridinhas lilases e rosas

Abaixo, mini rosas laranja em uma faiança que trouxe da Provence



                       
E abaixo, as produçôes da amiga Sandra...


Astromélias brancas e roxas e agapantus azul
                   Aqui acima, rosas brancas, agapantus roxos e lisiantos rosa e, abaixo, pequenos arranjos...

l

O abaixo arrasa, com hortênsias, astromélias, lisiantus de vários matizes, botões de rosas...Tudo muito bem misturado



2 comentários:

  1. Coloca as fotos dos arranjos, please!

    ResponderExcluir
  2. querida, estou cheia de fotos para todos os posts e não tenho cabo para transferir para o meu NB. Mor zecância, né? Mas vou conseguir superar isto em breve. Um arranjo simplinho está aí na minha foto ( cravos vermelhos lindíssimos).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...